Para as aplicações mais exigentes: Stauff Form

(Werdohl, Outubro 2016)

Para as aplicações mais exigentes: Stauff Form

O sistema de conformação de tubagens garante uniões seguras

Stauff Form agora disponível em série: a Stauff expandiu o seu programa de uniões roscadas para tubos Stauff Connect com o sistema de conformação de tubagens que apresentou, pela primeira vez, na feira de Hannover, em 2015. Desta forma, a empresa continua a dar passos largos na direção de se transformar num fornecedor de sistemas completos para a união de tubos, com uma vasta e ampla competência de desenvolvimento e de fabrico.

O novo sistema de conformação caracteriza-se por uma montagem simples e por um nível de segurança particularmente elevado. A extremidade tubular conformada é equipada com o anel de conformação Stauff, o qual está munido de um vedante elastómero fixamente montado e, portanto, imperdível. Em combinação com um corpo de enroscamento convencional, munido de um cone interno de 24° e uma porca de capa segundo ISO 8434-1, é formada uma ligação mecânica efetiva, a qual não necessita de manutenção e veda de forma permanente e segura o único ponto de fuga possível. O efeito de vedação é ainda apoiado pelo sistema hidráulico, pelo que o novo sistema de conformação é excelente para aplicações e sistemas de alta pressão. Os técnicos do departamento de desenvolvimento da Stauff focaram-se especialmente nos últimos passos de montagem manuais do sistema de conformação no corpo de enroscamento. O montador aperta a porca de capa até sentir uma forte resistência e finaliza a montagem com uma revolução complementar de 15° até 20°, para além desse ponto de pressão. Um aumento substancial e percetível do binário de aperto sinaliza o final da montagem. Isto significa: é praticamente impossível cometer erros de montagem devido a um aperto insuficiente ou excessivo.

Também o processo de conformação é muito simples e intuitivo. A máquina de conformação é compacta, silenciosa e é operada através de um painel tátil de texto simples. Os bicos de conformação, por exemplo, podem muito facilmente ser trocados através de uma ligação tipo baioneta. Stauff Form é compatível com tubos em aço e em aço inoxidável com as seguintes dimensões: 6 x 1,5 mm até 42 x 4 mm (gama leve) e 6 x 1,5 mm até 38 x 6 mm (gama pesada).

Imagem 1:

A gama Stauff Form tem como base componentes padrão. A extremidade tubular conformada é equipada com o anel de conformação, o qual está munido de um vedante elastómero fixamente montado
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 2500x2500px)

Imagem 2:

A máquina de conformação é particularmente compacta, silenciosa e de fácil utilização. Os bicos de conformação são substituídos através de uma ligação tipo baioneta
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 3200x2402px)

Sobre a STAUFF

O grupo Stauff, com sede em Werdohl, desenvolve, produz e distribui há mais de 50 anos componentes de tubulações e acessórios hidráulicos para o segmento de engenharia mecânica e  manutenção industrial. A atual gama de produtos é composta por cerca de 33000 componentes padrão, bem como por uma vasta variedade de soluções especiais e de sistema que são produzidas de acordo com as especificações dos clientes ou que têm como base desenvolvimentos internos do grupo.

Com centros de produção e sucursais em 18 países e graças a uma estreita cooperação com representantes comerciais e de produção em todos os países industrializados, a Stauff assegura elevados níveis de presença e de disponibilidade, garantindo a máxima eficiência do serviço e assistência local. 

A Stauff tem cerca de 1150 colaboradores em todo o mundo, dos quais cerca de 350 estão distribuídos por três localizações só na Alemanha: Werdohl (Administração & Produção), Plettenberg (Produção) e Neuenrade (Logística).

Desde abril de 2015, a Voswinkel GmbH com cerca de 230 colaboradores em duas fábricas, faz parte do grupo Stauff. Voswinkel é um dos cinco maiores fabricantes do mundo de engates  rápidos para sistemas hidráulicos. Além disso, a empresa de renome produz uma vasta gama de terminais de para mangueiras (especialmente para o segmento de alta pressão), bem como terminais segundo as especificações dos clientes que são principalmente utilizadas na construção de máquinas de construção, agrícolas e comerciais.

No ano fiscal de 2015 as empresas do grupo Stauff geraram um volume de negócios externo superior a 230 milhões de euros.

Contact

Mr Boris Mette
Head of Marketing Communications
Tel.: +49 (0) 2392 / 916-154
Fax: +49 (0) 2392 / 916-270154
E-Mail: b.mette@stauff.com