A Stauff apresenta o primeiro anel de corte com vedação macia

(Werdohl, Março 2017)

A Stauff apresenta o primeiro anel de corte com vedação macia

Estreia na feira de Hannover

Novidade no programa Stauff Connect e apresentado pela primeira vez ao público na feira de Hannover: os anéis de corte com vedação macia, do tipo FI-WDDS, que se caracterizam particularmente pela capacidade de compensação das consequências de assentamento, por exemplo, durante oscilações da temperatura ou durante cargas de impulsos de pressão ou de oscilação do sistema hidráulico.

Com as uniões roscadas de tubos de 24°, uniões roscadas de tubos rebordeadas de 37° e com Stauff Form, o inovador sistema de conformação de tubagens, a Stauff oferece um vasto e multifacetado programa para as uniões sensíveis nos sistemas de tubagens hidráulicos. Agora, a gama de produtos Stauff Connect inclui também anéis de corte com vedação macia, do tipo FI-WDDS.

Este tipo de anéis de corte é principalmente aplicado em sistemas hidráulicos expostos a cargas de impulsos de pressão e de oscilação, bem como em sistemas sujeitos a elevadas oscilações da temperatura. Nestes casos de aplicação não é de excluir a possibilidade de assentamentos do material, visto que as ligações com vedações puramente metálicas nem sempre são capazes de compensar esses sintomas. As consequências podem ser pequenas fugas ou humidade.

Este risco pode ser prevenido, com extrema eficácia, através da utilização de anéis de corte com vedação macia. Esse foi precisamente o objetivo dos construtores Stauff durante o desenvolvimento da nova série FI-WDDS.

O componente-chave do anel de corte com vedação macia é um vedante elastómero imperdível que está posicionado numa ranhura, na parte traseira do cone de 24°. Um O ring, posicionado entre o anel de corte e o tubo, veda a segunda possível fonte de fuga, até mesmo numa posição com tolerâncias desfavoráveis. Os dois vedantes elastómeros estão posicionados na área secundária da união, permitindo que as cargas estáticas e dinâmicas sejam primariamente absorvidas pelo vedante metálico de elevada resistência.

A utilização do material FKM (Viton®) como material vedante padrão estabelece uma condição importante para a utilização do novo sistema de vedação em aplicações que são expostas a altas temperaturas ou a fluidos agressivos.

Os anéis de corte – assim como todos os outros componentes da série de produto Stauff Connect – estão revestidos de série com uma superfície qualitativa em zinco/níquel. Este revestimento garante mais de 1 200 horas de proteção contra ferrugem / corrosão do metal base numa câmara de névoa salina, segundo DIN EN ISO 9227, oferecendo uma proteção segura contra corrosão que supera muito os padrões em vigor no mercado. Os requisitos referentes às uniões para tubos, definidos na norma VDMA 24576 e que visam a classe de proteção contra corrosão K5 mais alta, são claramente superados, mesmo após o transporte, instalação e montagem dos componentes.

Um dos requisitos mais importantes, definido no caderno de encargos dos técnicos da investigação e desenvolvimento, prevê uma montagem intuitiva do sistema de união. Esta é assegurada por um aumento substancial da resistência na fase da montagem final, na qual o anel de corte encosta e fixa na superfície frontal do corpo da união roscada.

Os anéis de corte com vedação macia, da série FI-WDDS, estão disponíveis para todas as tubagens métricas convencionais, com diâmetros externos entre 6 mm e 42 mm. Estes superam substancialmente os valores de pressão exigidos pela norma ISO e são adequados para pressões nominais de até 500 bar (série leve) ou de até 800 bar (série pesada).

Graças à possibilidade de utilização de todos os componentes padrão da série de produtos Stauff Connect, os instaladores do novo anel de corte usufruem de uma elevada variedade e flexibilidade durante a adaptação do sistema aos requisitos específicos de cada aplicação. Além disso, é suprimida a criação de stocks duplos de componentes similares e o risco de troca, devido à enorme semelhança.

Outra vantagem da utilização de anéis de corte com vedação macia para o OEM (fabricante do equipamento original) consiste no facto de este, ou o seu prestador de serviço, poderem reduzir substancialmente ou até suprimir completamente todos os trabalhos de controlo morosos e dispendiosos, bem como eventuais retrabalhos, após a montagem e instalação dos tubos. Além disso, a garantia de instalação de uniões para tubos sem fugas favorece e contribui para uma boa reputação do OEM junto dos seus clientes e dos operadores de máquinas e veículos.

Uma das principais aplicações da série FI-WDDS é a chamada hidráulica móvel (máquinas de construção, agrícolas e equipamento florestal, veículos utilitários e especiais). Mas também no segmento de sistemas hidráulicos estacionários, – por exemplo, máquinas de forte vibração – os anéis de corte com vedação macia são uma alternativa inteligente aos sistemas de união de vedação exclusivamente metálica.

Imagem 1:

Desenho de corte de uma união roscada de tubos com o novo anel de corte com vedação macia: os dois vedantes estão localizados na área secundária, posicionados de forma protegida e imperdível
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 2500x2500px)

Imagem 2:

O componente-chave da nova série é o anel de corte com vedação macia, equipado com vedantes imperdíveis
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 1500x1500px)

Sobre a STAUFF

As empresas do grupo STAUFF (incluindo desde abril de 2015 a VOSWINKEL GmbH) desenvolvem, produzem e comercializam há mais de 50 anos componentes de tubagens e acessórios hidráulicos para o segmento da engenharia mecânica e da manutenção industrial.

A atual gama de produtos é composta por cerca de 40 000 componentes padrão, em dez grupos de produtos, bem como por uma vasta variedade de soluções especiais e de sistema que são produzidas de acordo com as especificações dos clientes ou que têm como base desenvolvimentos internos do grupo.

As sucursais em 18 países e a estreita cooperação com representantes comerciais e de produção autorizados em todos os países industrializados garantem elevados níveis de presença e de disponibilidade e a máxima eficiência do serviço e assistência local.

O grupo STAUFF tem cerca de 1 350 colaboradores em todo o mundo, dos quais cerca de 550 estão distribuídos por três localizações só na Alemanha.

No ano fiscal de 2016 as empresas do grupo STAUFF geraram um volume de negócios externo superior a 210 milhões de euros.

Contact

Mr Boris Mette
Head of Marketing Communications
Tel.: +49 (0) 2392 / 916-154
Fax: +49 (0) 2392 / 916-270154
E-Mail: b.mette@stauff.com