Indestrutível: componentes Stauff e Voswinkel na engenharia agrícola

(Werdohl, Setembro 2017)

Indestrutível: componentes Stauff e Voswinkel na engenharia agrícola

Elevada resistência a substâncias agressivas

A aplicação na engenharia agrícola está sujeita a elevados requisitos no que concerne à resistência à corrosão dos componentes de tubagens hidráulicas como, por exemplo, uniões roscadas para tubagens rígidas e flexíveis. Estes componentes não só são expostos às diversas condições climatéricas, como também estão frequentemente em contacto com substâncias particularmente agressivas: adubos que contêm fosfato, azoto, com pesticidas, concentrados de limpeza, óleos e outros fluidos. 

A Stauff, um dos fabricantes líderes de mercado no fabrico de componentes de tubagens e acessórios hidráulicos, com sede em Werdohl/Alemanha, aposta há mais de dez anos no acabamento em zinco/níquel dos componentes em aço, oferecendo níveis de proteção muito mais elevados contra corrosão do que as galvanizações convencionais ou até mesmo as versões em zinco/níquel de outros fabricantes. Grande parte do portefólio, que inclui desde 2015 o programa de uniões roscadas Stauff Connect e valvularia para mangueiras da Voswinkel, é produzido de série com um acabamento em zinco/níquel sem crómio VI. 

Banco de ensaio próprio para todas as substâncias perigosas

O revestimento garante mais de 1 200 horas de resistência à formação de ferrugem / corrosão de metal base na câmara de névoa salina, segundo DIN EN ISO 9227. Assim, o revestimento supera os requisitos mais exigentes como, por exemplo, os definidos na norma VDMA 24576. No entanto não existem mais normas ou prescrições gerais que visam, por exemplo, a resistência aos adubos. Thomas Butzki, Diretor do laboratório de ensaio no centro tecnológico da Stauff em Werdohl: “Para nós, na qualidade de fabricantes de componentes de qualidade, o teste de névoa salina não é suficiente.” Num banco de ensaio especialmente desenvolvido e concebido para a determinação da resistência dos materiais e superfícies, os componentes Stauff e Voswinkel com revestimento de zinco/níquel são expostos a fluidos agressivos como, por exemplo, com óleos hidráulicos, lubrificantes e motores, combustíveis, agentes refrigerantes, líquidos de travões, etc. “Oferecemos aos fabricantes de máquinas agrícolas testes individuais e personalizados dos nossos produtos com adubos, pesticidas, concentrados de limpeza e muitos outros fluidos. Graças a condições e períodos definidos, que refletem os trabalhos do dia a dia, e com uma documentação correspondente, a avaliação do nosso revestimento em zinco/níquel é reproduzível e a resistência é objetivamente comprovada”, referiu Butzki.

Imagem 1:

O acabamento desenvolvido pela Stauff em zinco/níquel – aqui produtos do programa Stauff Line – qualidade testada e comprovada no setor agrícola
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 3300x4300px)

Imagem 2:

A área de ensaio, com sistema de aspiração integrado, permite a realização de testes com os mais variados fluidos, nos quais os componentes são imergidos durante curtos ou longos períodos
(Imagem: Walter Stauffenberg GmbH & Co. KG)

imagem de download (JPG, 3000x2000px)

Sobre a STAUFF

As empresas do grupo STAUFF (incluindo desde abril de 2015 a VOSWINKEL GmbH) desenvolvem, produzem e comercializam há mais de 50 anos componentes de tubagens e acessórios hidráulicos para o segmento da engenharia mecânica e da manutenção industrial.

A atual gama de produtos é composta por cerca de 40 000 componentes padrão, em dez grupos de produtos, bem como por uma vasta variedade de soluções especiais e de sistema que são produzidas de acordo com as especificações dos clientes ou que têm como base desenvolvimentos internos do grupo.

As sucursais em 18 países e a estreita cooperação com representantes comerciais e de produção autorizados em todos os países industrializados garantem elevados níveis de presença e de disponibilidade e a máxima eficiência do serviço e assistência local.

O grupo STAUFF tem cerca de 1 350 colaboradores em todo o mundo, dos quais cerca de 550 estão distribuídos por três localizações só na Alemanha.

No ano fiscal de 2016 as empresas do grupo STAUFF geraram um volume de negócios externo superior a 210 milhões de euros.

Contact

Mr Boris Mette
Head of Marketing Communications
Tel.: +49 (0) 2392 / 916-154
Fax: +49 (0) 2392 / 916-270154
E-Mail: b.mette@stauff.com